O atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL) foi derrotado das eleições presidenciais no dia 30 de outubro, após receber 2,1 milhões de votos a menos que Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após o resultado das urnas vir à tona, milhares de brasileiros foram às ruas para manifestar seu descontentamento com o resultado das eleições, com greves de caminhoneiros sendo vistas nos quatro cantos do país.
Contudo, Jair Bolsonaro tomou a decisão de se manifestar a respeito dos protestos através de um curto pronunciamento publicado em suas redes sociais, pedindo para que seus eleitores pudessem desobstruir as rodovias e garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, previsto na Constituição.
Durante a tarde desta quinta-feira (10), Jair Bolsonaro chamou novamente a atenção dos brasileiros, após tomar a decisão de convocar com emergência uma reunião com os comandantes das Forças Armadas. A conversa, que teve início a partir das 16h, contou com a presença de generais do Alto Comando e, também, do atual ministro da Defesa.